Projetos

PROJETOS DE PESQUISA ATUAIS

 

  • Territórios e espacialidades étnico-raciais urbanas: grupos negros, quilombolas, indígenas e ciganos na Região Metropolitana de Goiânia. Financiamento: CNPq

 

  • Terra da memória: pesquisa e publicação da obra parcial e do inventário de Beatriz Nascimento. Financiamento: Fundação Cultural Palmares/MinC.

 

  • Geografia e educação indígena: reflexão acerca de natureza/ambiente e território. Financiamento: CNPq/CAPES (2007-2014)
  • Trajetos, lugares e territórios congadeiros: práticas socioespaciais, relações raciais e de gênero nas Congadas e Festas do Rosário em Goiás. Financiamento: CNPq (2011-2013)

 

 

 PROJETOS DE PESQUISA REALIZADOS

 

 

1. TRAJETÓRIAS INTELECTUAIS E TERRITORIALIDADES NEGRAS (2004/2012)

1.1. Trajetórias sócio-espaciais de estudantes quilombolas no Sudoeste Goiano 

  • Período: 2009/2011.

  • Financiamento: Bolsa mestrado/CAPES.

1.2. Segregação sócio-espacial e racial na cidade: um estudo sobre Goiânia 

  • Período: 2009/2011.

  • Nível/Financiamento: Bolsa mestrado/CAPES.

1.3. Ações afirmativas aplicadas às políticas de cotas étnico-raciais – inclusão social do negro na Universidade Estadual de Goiás

  • Período: 2009/2011.

  • Nível: Mestrado

1.4. Religião, trocas e espaço urbano: as lojas de artigos religiosos afro-brasileiros na cidade de Goiânia

  • Período: 2010/2011.

  • Nivel/Financiamento: Bolsa de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq. 

1.5. Trajetória Socioespacial e Iconografia das Congadas no Sudeste Goiano

  • Período: 2009/2010.

  • Nivel/Financiamento: Bolsa de Iniciação Científica - PIVIC/CNPq.   

 

2. IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 E EDUCAÇÃO QUILOMBOLA NO TERRITÓRIO KALUNGA

  • Período 2009 – 2011.

  • Equipe: 01 Doutoranda, 02 graduandos/as 

  • Financiamento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás e Secretaria da Mulher e da Igualdade Racial do Estado de Goiás (FAPEG/SEMIRA).

 

3. Geografia e educação indígena: reflexão acerca de natureza/ambiente e território

 3.1. Ensino de geografia na escola indígena de Mato Grosso do Sul: uma análise dos diferentes saberes sobre a natureza e o território na visão do/a professor/a Guarani

  • Período 2008 – 2010 

  • Nível/Financiamento: Bolsa de doutorado - CAPES

3.2. Ilha do Bananal, os Karajá/Javaé e suas representações cartográficas: dinâmicas geoambiental, territorial e étnica 

  • Período 2011/2013

  • Nível: Doutorado

 

 4. GEOGRAFIA DA ESCOLA 

 4.1. A cor, a condição e o lugar da escola: observações a partir de escolas públicas da Região Metropolitana de Goiânia

  • Período 2008 – 2010

  • Nível/Financiamento: 01 bolsa PROLICEN – MEC/UFG

4.1. A cor, a condição e o lugar da escola: observações a partir de escolas públicas da Região Metropolitana de Goiânia

 

  • Período 2008 – 2010
  • Nível/Financiamento: 01 bolsa PROLICEN – MEC/UFG