LaGENTE oferece minicursos na I Jornada do IESA
Minicursos oferecidos pelo LaGENTE são de Geografia e Gênero e África e questão étnicorracial no ensino de Geografia
O Laboratório de Estudos de Gênero, Étnico-Raciais e Espacialidades (LaGENTE) vai participar da "I Jornada do IESA: Diálogos entre sociedade, natureza e espaço", com dois minicursos: Geografia e Gênero e África e questão étnicorracial no ensino de Geografia. A Jornada será realizada no Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) da UFG, entre os dias 30 e 31 de Maio.
As inscrições para os minicursos podem ser realizadas até o dia 25 de Maio, por meio do formulário disponível aqui. A programação completa da Jornada está disponível neste link.
Confira as ementas dos minicursos oferecidos pelo LaGENTE:
GEOGRAFIA E GÊNERO
Geografia e gênero e seus conceitos. Dinâmicas nas relações sociais de gênero no mercado de trabalho. As espacialidades a partir das relações sociais de gênero no espaço urbano e rural. Feminismo negro e interseccionalidade.
Objetivos
- Instrumentalizar os/as estudantes acerca das problemáticas e estudos de gênero presentes no discurso geográfico.
- Proporcionar o conhecimento sobre as discussões acadêmicas, das legislações vigentes, bem como dos movimentos sociais das feministas, das mulheres negras e do campo.
- Promover reflexões e argumentações sobre as dimensões cultural, social e política dos debates contemporâneos relativos a gênero.
- Compreender o uso/apropriação dos espaços urbano e rural diante das dinâmicas sociais, culturais e do mercado de trabalho.
ÁFRICA E QUESTÃO ÉTNICORRACIAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA
África e relações etnicorraciais no ensino de Geografia. Sociedades africanas antigas e do período moderno/colonial. A formação etnicorracial e territorial brasileira: os quilombos e as relações raciais
Temas
- O ensino de geografia e as leis 10.639/2003 e 11.645/2008
- As sociedades africanas antigas e do período moderno/colonial
- A diáspora africana e questão etnicorracial no Brasil: quilombos e relações raciais
- A África e questão etnicorracial no livro didático de Geografia