Semana_Capa

Semana da África 2016 começa no próximo dia 30

Tema do evento será "Áfricas ocultas: natureza, cultura e desenvolvimento"

Começa na próxima segunda-feira (30) a Semana da África 2016. O evento é organizado por estudantes africanos residentes em Goiás, em parceria com o Laboratório de Estudos de Gênero, Étnico-Raciais e Espacialidades da Universidade Federal de Goiás (LaGENTE-UFG). O evento tem, como principal objetivo, desconstruir a ideia de que África seria um país e apresentar o continente como um todo. Criada em 2009 pela iniciativa dos estudantes africanos, a Semana da África ocorre anualmente na Universidade Federal de Goiás em celebração ao Dia da África, 25 de Maio, e tem se consolidado como um espaço de esclarecimento sobre o continente. 

A programação da Semana é composta por mesas-redondas, roda de conversa, oficinas, campeonato de futebol e atividades culturais. A cada ano, um tema é escolhido para ser abordado ao longo da semana. Os palestrantes convidados são professores, estudantes ou pesquisadores que atuam nas áreas de conhecimento do assunto. A Semana conta com oficinas de trança e dança em que os participantes aprendem técnicas de penteado  e diversos ritmos de dança da cultura africana. Dentro da Semana, é realizada a Copa Africana, um campeonato de futsal que tem se tornado bastante competitivo. A semana é encerrada com a realização da Festa Africana, com muitas atrações, comidas e bebidas típicas de alguns países africanos. 

O evento é aberto a toda a comunidade.  ​Os participantes que desejarem receber certificado devem se inscrever no site do evento
Programação:
(30/5) AberturaAuditório da Biblioteca - 18h30
-
Credenciamento;
-Cerimônia de abertura;
-Mesa de abertura: PROGRAD, PRPG, PROCOM, PROEC, PEC-G, Presidente da comissão;
-Mesa temática: Professor Bas'llele Malomalo (UNILAB) - tema Desenvolvimento;
​-Coffee-break ;


(31/5) Palestra: Auditório do NUPEC - 18h30
-Apresentação artística: poesias africanas;
-Palestra: Professor Luiz Tomas Domingos (UNILAB) - tema Áfricas ocultas-Natureza ;
​-Coffee-break;

​​
(01/6) Roda de conversa: Auditório do NUPEC- 13h30
-Debate: Áfricas ocultas - Natureza e cultura;
(02/6) Oficina de dança: Faculdade de educação física e dança- 15h
(03/6) Oficina de trança: LaGENTE sala B-14 do IESA- 14h
(04/6) Festa africana-Espaço 115 Eventos Setor Sul- 21h30

Fonte: Site Semana da África 2016