A perda de mais um guerreiro negro: Ivan Rodrigues Costa (1962-2011)
A perda de mais um guerreiro negro: Ivan Rodrigues Costa (1962-2011)
Na madrugada de sábado, 02/04, morreu aos 48 anos Ivan Costa Rodrigues do Centro de Cultura Negra do maranhão e da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos e foi sepultado ontem. Ele estava com um câncer no estômago em fase terminal.
Como pesquisador e ativista dos direitos negros e quilombolas presto minha homenagem a esse incansável guerreiro que colaborou com muitos estudos, pesquisas e mobilizações. Ativistas das regiões Nordeste e Norte e de todo país reconhecem sua importância neste campo.
Ivan Costa esteve no 1º Encontro de Comunidades Negras do Ceará em Quixeramobim, em 1998, junto com Ivo de Frechal, nos apoiando, nos estimulando. Hoje, no estado onde não "havia negros" há cerca de 140 comunidades negras passíveis de ser identificadas como quilombos, 25 delas certificadas e um movimento quilombola autônomo.
Como alguém que compartilha uma das concepções africano-brasileiras de mundo, esperamos que ele faça a boa passagem para o Orum, o lugar dos bons ancestrais, com benção do vodum Verekete/São Benedito.
Aos vivos relembro os cuidados com a saúde, o corpo, a cabeça.
Um abraço saudoso
Alex Ratts
LaGENTE/IESA/UFG
Fonte: http://www.geledes.org.br