Beatriz Nascimento: a liberdade no gesto

Beatriz Nascimento: a liberdade no gesto

Live celebra 79º aniversário da historiadora

“...a memória são os conteúdos de um continente, da sua vida, da sua história, do seu passado. Como se o corpo fosse o documento. Não é a toa que a dança para o negro é um fundamento de libertação. O homem negro não pode ser liberto, enquanto ele não esquecer o cativeiro, não esquecer no gesto, que ele não é mais um cativo.” Beatriz Nascimento – 1989 (texto e narração para o filme Orí)

Esta Live de celebração do 79° aniversário de Beatriz Nascimento será dedicada ao trabalho e ao pensamento dela, voltado para as artes – fala, poesia e corporeidade – encontrado em ensaios, poemas e nos textos escritos e narrados para o filme Orí, dirigido pela cineasta Raquel Gerber.

O convite, prontamente aceito, foi feito a Dom Filó – um dos criadores dos Bailes Black no Rio de Janeiro e do Acervo Cultne; a Carmen Luz – cineasta, coreógrafa, curadora, diretora teatral e dramaturga, criadora da Cia. Étnica de Dança; e, também, a Eduardo Brechó, compositor, músico, DJ e integrante da Banda Aláfia.


A mediação será feita por Bethania Nascimento Freitas Gomes, bailarina, coreógrafa da Dance Theatre of Harlem e filha de Beatriz Nascimento, em conjunto com Alex Ratts, antropólogo, poeta, estudioso da trajetória e da obra da historiadora, pesquisadora e poeta.  A Live será transmitida nessa segunda-feira (12), às 19h, no Canal do LaGENTE no Youtube

Beatriz Nascimento: a liberdade no gesto

Fonte: LaGENTE UFG

Categorias: Notícias